quina-do-cerrado - meaning and definition. What is quina-do-cerrado
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quina-do-cerrado - definition

Anacardium humile; Caju-do-cerrado; Cajuzinho do cerrado; Caju do cerrado

Parque cerrado         
Parque cerrado, também conhecido como savana parque, na conceituação do IBGE, trata-se de um subgrupo de formação da savana, constituído essencialmente por um estrato graminóide, integrado por hemicriptófitos e geófitos de florística natural ou antropizada, entremeado por nanofanerófitos isolados, com conotação típica de um “parque inglês” (Parkland). Os estratos arbustivo e arbóreo ficam entremeados entre o estrato herbáceo abundante, e variam em altura e os caules em espessura, de acordo com as condições locais.
Arapaçu-de-cerrado         
O arapaçu-de-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris) é uma espécie de ave da subfamília Dendrocolaptinae nativa da América do Sul.
cerrado         
BIOMA BRASILEIRO CARACTERIZADO ESPECIALMENTE PELO BIOMA (NA ACEPÇÃO INTERNACIONAL) SAVANA, MAS TAMBÉM POR FLORESTA ESTACIONAL E CAMPO.
Campos e cerrados; Cerrado Sentido Amplo; Cerrado sentido amplo; Cerrados; Bioma do cerrado; Cerradinho; Campestre (ecossistema); Cerrado (bioma); Campo úmido
adj. (-1261 cf. IVPM) que se cerrou
1 cuja passagem ou abertura foi obstruída; fechado, vedado
portão c. a chaves olhos c.
2 fortemente unido; apertado, pressionado
punhos c.
3 encoberto por; coberto, resguardado
entrada c. por grossas cortinas
4 cujos constituintes são numerosos e próximos entre si; espesso, denso, compacto
bosque c.
4.1 -met encoberto de nuvens ou névoa
céu c.
5 de intensa pigmentação (diz-se de cor); carregado, saturado
6 que se concluiu; encerrado, fechado
negócio c.
7 p.ext.
-jur fechado mediante costura ou lacre, após autenticação (diz-se de testamento)
8 fig. rigoroso, exigente (diz-se de opinião ou parecer)
crítica c.
9 P que lavra à flor da terra (diz-se de arado)
10 -hip que já mudou os dentes (diz-se de eqüino, ger. até os sete anos) n s.m.
11 (-1337) local rodeado por muro ou cerca
11.1 cercado us. para cultivo de plantas; quintal, jardim, horto
11.2 cercado de animais; curral
12 -fitog mata xerófita dos planaltos, de formação arbórea aberta, com vegetação herbácea abundante e cujas árvores são ger. pequenas e tortuosas e de casca grossa e suberosa; campo cerrado, cerradão, mato grosso
13 terreno ger. plano, com longos períodos de seca, onde ocorre este tipo de vegetação; campo cerrado, cerradal, cerradão
±
c. fechado
-fitog B cerrado de vegetação adensada
c. ralo
-fitog B cerrado de vegetação pouco densa, permitindo o trânsito de animais
-etim part. de cerrar ; ver cerr- ; f.hist. 1261 sarrado , sXIII asarrado , 1390 carado , 1393 ssarrado , sXIV çerado , sXV cerrado adj., 1337 sarrado , sXV çarrado s.m. -sin/var basto, compacto, copado, denso, fechado, frondente, frondoso, grosso, opaco, ramoso, ramudo, unido; ver tb. sinonímia de espesso e obstinado e antonímia de aberto -ant ver sinonímia de aberto e antonímia de espesso -hom serrado(adj.)

Wikipedia

Cajuzinho-do-cerrado

O cajuzinho-do-cerrado, caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo (Anacardium humile) é uma planta arbustiva hermafrodita, da família das anacardiáceas. É uma planta nativa do Brasil com ocorrência mais comum no cerrado. Está presente em Estados como Tocantins, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. De natureza arbustiva, é uma espécie melífera, que floresce de setembro a outubro, frutificando em novembro, apesar de apesentar baixa capacidade de produção de frutos e sementes.Pode atingir cerca de 80 cm. Caracteriza-se por vários ramos eretos com base num xilopódio (caule subterrâneo) desenvolvido. Tem folhas ovado-lanceoladas. As flores podem ser brancas, róseas ou amarelas, com estrias roxas na base. O fruto verdadeiro é uma noz de cor cinzenta e com forma de rim. Tem, contudo, um pseudofruto (tal como o caju), vermelho e claviforme, com polpa branca e suculenta. Tanto o fruto como o pseudofruto são comestíveis, embora o fruto apresente alto teor de acidez. No estado de Goiás, onde é abundante, é mais conhecido por cajuzinho-do-campo e cajuzinho-azedo. É comido puro quando maduro e usado para fazer licores, sucos e doces.